APAE ganha Salas de Estimulação Sensório-Motor

A Apae de Maringá tem 56 anos de história e ao longo dessas cinco décadas já recebeu vários projetos rotários pela representatividade que exerce no município. No final do ano passado, em 12 de dezembro, o Rotary Club de Maringá Aeroporto em parceria com o Rotary Club Formosa 9 de Julio, da Argentina e a Fundação Rotária, entregaram duas Salas de Estimulação Sensório-Motor, no valor de US$ 40 mil, resultado de Projeto de Subsídio Global.

Com a presença da Procuradora Jurídica da Federação das Apaes do Estado do Paraná - Feapaes-PR, Rosângela Wolff Moro e do presidente da Federação e presidente da Apae de Maringá, Fernando Meneguetti, o presidente do Rotary Club de Maringá Aeroporto, Ademir Avanci, agradeceu o empenho de todos os envolvidos para a concretização de mais um projeto para os “apaianos”.

Como a Fundação Rotária é extremamente exigente e rigorosa na liberação de recursos, os trâmites iniciais - desde a elaboração de como os equipamentos beneficiariam a entidade -  começaram no ano rotário 2016-17, quando o rotariano e próximo presidente a assumir a gestão da Apae em 2020, Evandro Ricardo de Castro, procurador jurídico voluntário há mais de 10 anos na Instituição, deu o pontapé inicial.

A rotariana Sirmey Amaral, coach executiva, liderou para que o projeto saísse do papel e foi em uma busca incansável por um parceiro internacional. Depois de uma longa caminhada, muitas trocas de e-mails, telefonemas e mensagens por aplicativo, ela encontrou no Rotary Club Formosa 9 de Julio o “sim” pelo qual tanto lutava. “Todo grande projeto nos exige muito trabalho e quando vemos a materialização da visão do Rotary, para causar mudanças duradouras nas comunidades, entendemos que valeu a pena”.

Coordenador Assistente da Fundação Rotária, Renato Tavares destacou os muitos momentos especiais em todas as vindas do Rotary na Apae. “Temos em nossa cidade uma Apae com estrutura grandiosa, resultado de uma comunidade atuante e da confiança das gestões da entidade na Fundação Rotária”.

A Apae atende 1.182 pessoas, de 1 mês a 80 anos de idade. Além das duas salas equipadas, que proporcionarão mais qualidade de vida e promoverão o desenvolvimento cognitivo, linguístico, social e emocional dos alunos, o projeto contemplou a contratação de dois fisioterapeutas por 1 ano, com os custos arcados pela Fundação Rotária, informa o presidente Fernando Meneguetti.

Segundo Rosângela Moro, a Apae de Maringá é referência no atendimento da pessoa com deficiência intelectual e múltipla. São cerca de 330 Apaes no Paraná e em sua maioria, carecem de apoio e investimentos. Na de Maringá, por exemplo, segundo a Procuradora, o equipamento de energia solar fornecido também pelo Rotary há dois anos é mais um exemplo da força que entidade representa na cidade. “Houve uma economia significativa nos custos com esse projeto entregue também pelo Rotary”, diz.

A Apae recebe também apoio da Unicesumar, da Cocamar através do Projeto Cultivar e do Sicreedi com o Projeto “Eu Coopero com a Inclusão. A Auto Defensora da Apae, Debora, representando todos os alunos, agradeceu por mais um benefício em prol da instituição. “Essas salas vão ajudar ainda mais nos trabalhos e no nosso desenvolvimento”. O governador Edio Martello frisou “que o que estamos fazendo será reconhecido pela eternidade, pois o Rotary provoca mudanças duradouras em seus membros e na comunidade. Estas salas representam esse espírito”.

Larissa Nakao

Comunicação Corporativa

Fotos

Localizar site dos clubes